sábado, 13 de março de 2010

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA HISTÓRIA

Conceituar a história exige do estudioso a formulação de um princípio generalizador, capaz de definir ou mesmo de designar de maneira abrangente a sua verdadeira dimensão, no carater científico que lhe é imputado.
Ser ciente é estar cônscio , é ser sabedor de algo , é ter o entendimento , é deter o conhecimento , portanto , fazer ciência é um apelo à razão , de forma reflexiva , pensante , em que se organiza as ideias a partir da pesquisa , da experimentação e da própria investigação do fato histórico caracterizado pela sua singularidade , importância , significação e relevância.
A história por ser ela um fenômeno essencialmente humano , traz consigo a própria dinâmica da vida , sendo ela móvel , modificadora e transformadora , testemunhando a construção do cotidiano nas mais diversas comunidades,culturas e civilizações .
Dimensionar a história numa visão contenporânea é entendê-la na sua verdadeira importância que é guardar a memória , preservando os valores das sociedades , sendo assim , escudeira e sob esta égide , defendê-los para a posteridade.Só assim , poderemos na sua mobilidade perceber que os valores perpassam todas as épocas , modificando e influenciando o presente confirmando o nosso desejo de protagonizar a construção do futuro.

Nesta perspectiva é que a história ganha força e grandeza , se universaliza encerrando em si o carácter de uma ciência verdadeiramente humana , devotada à cidadania dos povos e nações.
A promoção humana depende da tomada de consciência , portanto , a história também cumpre com esse papel o de humanidades , ou seja , humanizadora das relações , sejam elas inter - humanas,interpessoais , intergrupais que ocorrem num dado tempo e espaço.
A contextualização do fato histórico nos obriga a percebê-lo na sua abrangência , nas suas mais diversas ramificações , no quando ocorreu e aonde ocorreu o referido fato , pois a história é tecida nas relações humanas e deles com o meio . Os vestígios deixados pelas civilizações e\ou culturas se constituem em verdadeiras fontes históricas , indicadores capazes de evidenciarem e elucidarem a existência de povos , nações e civilizações nas suas mais variadas formas de viver , aspectos importantes para a compreensão da dimensão humana nas suas mais diversas realizações e contribuições , na edificação das sociedades em todas as épocas.
Tomando por base a historiografia moderna e as diversas tendências de pensamento é que a divisão pedagógica clássica da história em:Antiga,Medieval,Moderna e Contemporânea tem sido reforçada pela história regional numa tentativa de reescrevê-la a partir de outros pontos de vista , desmistificando certas posições eurocêntricas que nos impede de compreender a história do ponto de vista daqueles que foram colonizados,subjugados , suburbanos , periféricos ou mesmo emergentes à exemplo das minorias indias e negras deste país.

Um comentário:

  1. Bom seria que todos vissem a História assim, com certeza uma compreensão maior do presente teríamos. Pena é que sempre se coloca a História como passado, sem interliga-la ao presente.
    Gostei bastante do texto... Fico a imagina-lo falando sobre isso em sala de aula...
    Bj

    ResponderExcluir

FAÇA A SUA HISTÓRIA ...