segunda-feira, 1 de março de 2010

HISTORIOGRAFIA

A busca incessante , incansável do ser humano em todo o seu processo evolutivo , foi e sempre será entender as coisas que estão a sua volta , no entanto , o conhecimento implica em ir traçando a história através de todas as suas matizes e ramificações nas diversa culturas , estas que são formadas a partir das relações entre os homens e destes com o meio ,desta interatividade e do dinamismo que é portador é que é produzido o fato histórico num dado tempo e espaço.
A diversas tendências de pensamento histórico , dentre eles uns teimam em vê a história como linear , como se os fatos se sucedessem sem nenhuma interligação , portanto , desconexas sem nenhuma implicação na relação causa/conseqüência , uma história voltada para a narrativa dos fatos , conteudista , heróica e presa ao passado.
Em contra -partida , dentro de uma visão moderna da historiografia na sua análise crítica da história , desenvolveu afirmativas que constrói o pensamento histórico que leva em consideração as ações investigativas , as atitudes da pesquisa histórica , alinhadas com outras ciências que as auxilia , de maneira interdisciplinar, na busca do conhecimento , captando e resgatando o cotidiano histórico numa perspectiva de futuro.
A sinuosidade da história exige dos estudiosos,pesquisadores,uma quase devoção em se dedicar aos estudos feitos nas mais diversas vertentes do conhecimento humano.
A história se torna elucidativa no momento em que lança mão , se utilizando de estratégias metodológicas em consonância com o pensamento histórico , capacitando-a em analisar de maneira contextualizada a realidade que nos cerca , sendo assim , vista de maneira abrangente , articulada , em que os fatos se entrelaçam , não se repetem na sua relação causal , traz à tona as suas evidências principal contributivo na construção da verdade.

2 comentários:

  1. Penso eu, que a visão espiralada, seja no âmbito da história, literatura, moda, etc. condiz mais com a realidade, além de proporcionar um diálogo constante com o que já foi, é, ou será, de modo que o antigo se funde com o novo e ambos ressurgem de uma nova maneira.

    ResponderExcluir
  2. HISTORIOGRAFIA

    Estar a 'GRAFAR' ( escrever?) o 'RIO' caudaloso da HISTO 'RIA'... Esta oarece-me tua missâo.
    Feliz por você "fessô".
    Bj

    ResponderExcluir

FAÇA A SUA HISTÓRIA ...