UM FAZER PEDAGÓGICO: Teoria e Prática
Se há algo que tem preocupado por demais
aos pais , professores, alunos ,dirigentes
e comunidade em geral é a situação da educação e de algumas escolas em particular, que
definham frente às novas exigências de uma educação mais engajada; a tão
sonhada qualidade que tem sido proposta, tem angustiado a todos ,ora nos empurrando
para a frente, ora para traz no afã de encontrar possíveis soluções nesta busca
incansável ,traz novos desafios e novos paradigmas ,uma nova visão de mundo que
seja capaz de estabelecer novas relações parceiras ,para juntos construirmos a
escola que tanto queremos.
Não dá para continuarmos brincando
de escola , fazendo de conta que a referida é um universo à parte, sendo
capaz de resolver os problemas do mundo atual. O contexto em que a
escola esta inserida é possuidor de variáveis que interferem no processo
educativo chegando a determinar o comportamento de aprendizagem de quem ensina
e de quem aprende, portanto ,torna -se necessário que rompamos com as quatro
paredes da escola e busquemos conhecer a realidade do aluno , estabelecendo
parcerias, formando verdadeira aliança capaz de edificar uma nova sociedade.
O PPP – Projeto Político Pedagógico
da Unidade de Ensino revela quais as verdadeiras intenções da comunidade
escolar , no entanto , a grande dificuldade que se tem encontrado em
viabilizá-lo é a falta de compromisso por parte de quem contribuiu na sua
própria construção, fugindo da sua responsabilidade ,portanto , o projeto torna-se um documento ineficaz
pela não aplicação e acompanhamento. A construção de novos pilares dará sustentação
necessária ,respondendo com atitudes
modificadoras o que modificará substancialmente a prática educativa.
Se falou e vivenciamos durante
muito tempo o chamado currículo oculto ,sobretudo na didática tradicional até porque
nos idos dos anos sessenta e setenta , o regime autoritário não permitia
vislumbrar a construção de uma sociedade democrática, portanto , o currículo
que sempre fora prestigiado e reverenciado
era os que estavam no rol das disciplinas que forçosamente teríamos que decorar .Outrossim
,o currículo pleno cede lugar aos apelos dos novos tempos ,respiramos um novo
ar , o ar da liberdade, conquistada a duras lutas o que oxigenou o debate
nacional.
A escola e a educação também vive
das tradições do ensino , mas mesmo aquelas que são mais atentas sofrem com as
possíveis mudanças, que decorrem dos novos tempos , principalmente no que diz
respeito ao quadro de profissionais que dela fazem parte ; acompanha, colabora com o seu crescimento
acumulando experiências , vivências calcadas em determinados fundamentos ,
objetivos, focados em determinadas metas que levaram em consideração realidades
desafiadoras que exigiram por vezes atitudes mais dinâmicas e cientificas.
A escola do futuro tem que acordar
para o que já é uma realidade, ou seja , estamos em plena era tecnológica , o que tem permitido
uma maior gama de informações e rapidez. Essas informações tem chegado até os
nossos alunos em tempo real e virtual o que dá uma dinâmica nova e
enriquecedora ,exigindo do profissional de educação um maior preparo inclusive
na atualização e o domínio dos conteúdos, do contrário o domínio de sala de aula está seriamente
comprometido.
Construir esta escola do futuro implica em estarmos voltados , atentos mais ainda para o caráter cientifico da disciplina
,do ensino na construção do saber ,da relação ensino e pesquisa que são
indissolúveis.
Nos últimos anos a educação
brasileira tem dados passos consideráveis , mas ainda muito distante de resolver
os seus crônicos problemas. Temos avançado a passos lentos valendo destacar a
criação dos PCNs. – Parâmetros Curriculares Nacionais e as Avaliações de
Desempenho em todos os Níveis .Ter um novo olhar para a educação é necessário, como necessário tem sido a coragem
e porque não dizer a ousadia a auto critica para assim firmar um propósito
nacional de superação dos baixos índices apresentados .
O sIstema avaliativo imprimido
pelas instâncias superiores , chegou em
boa hora , dando um caráter científico à avaliação de desempenho trazendo
indicadores que serviram de subsídios, que possam serem aproveitados no
cotidiano escolar , no seu fazer pedagógico. Acredito que a maior dificuldade
encontrada na viabilização de resultados é
naturalmente na falta de domínio do conhecimento científico da
disciplina,no direcionamento pedagógico
, nas suas proposições e formas de
controle , acompanhamento nas diversas atividades
desenvolvidas no interior da escola , vezes sugeridas pelos professores e que
não encontram efetivo apoio dos dirigentes escolares.
Nada que não possa ser superado com
vontade própria, consciência ,
compromisso , e efetivo apoio dos órgãos auxiliares das Unidades de Ensino.
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